segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dia Mundial de Limpeza de Praias 2011


Uma crescente onda de lixo marinho ameaça a saúde humana, fauna, comunidades e economias ao redor do mundo.


A vida no oceano está criticamente ameaçada e importante cada um de nós fazermos uma ação todos os dias para ajudar a vida marinha. Ele cria inúmeros empregos e prosperidade, nos fornece combustíveis e alimento para comer, água para beber, e oxigênio para respirar, e tem umpapel importante na regulação do nosso clima. Vivendo em uma praia ou longe da costa, todos nós temos uma participação com a qualidade ambiental do oceano. No entanto, estamos destruindo nosso planeta e a vida. Ano após ano, o excesso de itens poluindo nossos mares se estende até os cantos mais remotos do globo, matando animais selvagens e impactando as comunidades e a saúde humana.


O lixo é um problema o público. As pessoas vêem o lixo do oceano como uma das maiores ameaças à saúde marinhos. Os eleitores sentem o impacto do lixo do oceano nas economias locais, quando se impede o turismo, inibe o transporte e recreação e gera contas na limpeza pública. Sob a bandeira do Internacional Cleanup Ocean Conservancy e da Clean up the worldc, centenas de milhares de pessoas se voltam a cada ano para fazer a sua parte para mudar a situação nos oceanos e praias. No último quarto de século, em apenas um dia todo mês de setembro, quase nove milhões de pessoas já pegou umas 144 milhões de quilos de lixo em mais de 150 países e locais.

No dia 17 integrantes da Brigada da Natureza vão fazer uma ação na Praia de Iparana removendo o lixo encontrado na praia, junto com voluntários. Este ano foram 8 ações em ambientes diversos, como áreas de mata, praias e manguezal aonde podemos ver que a região precisa de educação ambiental, mais ações do poder público (estado e prefeitura) e da comunidade. Foram removidas cerca de 200 kg de lixo e mais de 4.000 itens,a onde o plástico, isopor e vidro são mais encontrados. Desde de 1994 a AQUASIS promove ações desse tipo, buscando sensibilizar e informar a sociedade dos problemas e como ajudar a proteger o oceano e as praias. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário