O Projeto Brigado da Natureza fez 10 anos em 2011, e tem como um grande parceiro o SESC do Ceará. É executado, no município de Caucaia em Iparana, fazendo parte da história e estratégia pedagógica desenvolvida em uma das mais importantes linhas de ação da Aquasis - a educação ambiental.
As principais atividades do projeto são: a) viveirismo com a preparação, o plantio e a manutenção das mudas de árvores nativas de mata de tabuleiro litorâneo na Reserva Particular do Patrimônio Natural- RPPN do SESC de Iparana; b) a prática do surfe, a música e percussão; c) ações educativas em eventos anuais como a Mostra SESC Cariri de Cultura e as campanhas educativas, como Limpando o Mundo (Clean Up The World), Mini-Regata do Peixe-boi, Semana do Meio Ambiente e o Dia Internacional dos Mangues.
As crianças e adolescentes da Brigada da Natureza também se preocupam com o repasse de seus conhecimentos para o público no Salão de Visitantes do Centro de Reabilitação de Mamíferos Aquáticos, localizado no SESC de Iparana, nas escolas, nos espaços públicos e nos eventos. Atualmente essa ação tem se inovado e as metodologias das apresentações têm se reinventado com a música e a percussão. Músicas com mensagens ecológicas foram elaboradas, por educadores e pala turma que saiu em 2010. Essa brincadeira de “bater lata” deu origem ao “Vozes da Mata”, um grupo percussivo e musical, formado pelos jovens da Brigada da Natureza e protagonizado por eles.
Princípios gerais da Educação Ambiental que regem a Brigada da Natureza:
- · Sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;
- · Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
- · Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista;
- · Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;
- · Cidadania: participar ativamente na proteção e resgatar direitos de uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.
Nossas Bandeiras são:
Ecossistemas aquáticos e terrestres (Manguezais e o Rio Ceará)
Animais em extinção (Peixe-boi marinho, Soldadinho do Araripe e Periquito Cara-suja) no Ceará