terça-feira, 30 de agosto de 2011

SESC e AQUASIS: Projeto Brigada da Natureza uma parceria de 10 anos




O Projeto Brigado da Natureza fez 10 anos em 2011, e tem como um grande parceiro o SESC do Ceará. É executado, no município de Caucaia em Iparana, fazendo parte da história e estratégia pedagógica desenvolvida em uma das mais importantes linhas de ação da Aquasis -  a educação ambiental.

As principais atividades do projeto são: a) viveirismo com a preparação, o plantio e a manutenção das mudas de árvores nativas de mata de tabuleiro litorâneo na Reserva Particular do Patrimônio Natural- RPPN do SESC de Iparana; b) a prática do surfe, a música e percussão; c) ações educativas em eventos anuais como a Mostra SESC Cariri de Cultura e as campanhas educativas, como Limpando o Mundo (Clean Up The World), Mini-Regata do Peixe-boi, Semana do Meio Ambiente e o Dia Internacional dos Mangues.





                As crianças e adolescentes da Brigada da Natureza também se preocupam com o repasse de seus conhecimentos para o público no Salão de Visitantes do Centro de Reabilitação de Mamíferos Aquáticos, localizado no SESC de Iparana, nas escolas, nos espaços públicos e nos eventos. Atualmente essa ação tem se inovado e as metodologias das apresentações têm se reinventado com a música e a percussão. Músicas com mensagens ecológicas foram elaboradas, por educadores e pala turma que saiu em 2010. Essa brincadeira de “bater lata” deu origem ao “Vozes da Mata”, um grupo percussivo e musical, formado pelos jovens da Brigada da Natureza e protagonizado por eles.   

Princípios gerais da Educação Ambiental que regem a Brigada da Natureza:

  • ·         Sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;
  • ·         Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
  • ·         Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista;
  • ·         Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;
  • ·         Cidadania: participar ativamente na proteção e resgatar direitos de uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.
    Nossas Bandeiras são:
          Ecossistemas aquáticos e terrestres (Manguezais e o Rio Ceará)
          Animais em extinção (Peixe-boi marinho, Soldadinho do Araripe e Periquito Cara-suja) no Ceará







Brigada da Natureza no SESC Povos do Mar


Realizado entre os dias 18 e 21 de Agosto no SESC Iparana, o I Encontro SESC Povos do Mar reuniu mais de 500 participantes representando as 44 comunidades litorâneas do Ceará. Danças regionais, exposições de artesanato, oficinas e rodas de conversa permearam os 4 dias de evento.
No manhã do dia 20, os meninos e meninas do Projeto Brigada da Natureza realizaram o Cortejo Ecológico do Bumba Peixe-boi. A atividade teve a presença de 50 participantes, dentre eles o Grupo de Reisados Filhos de Quixaba, todos caracterizados da "Caninha Verde", funcionários do SESC e visitantes do evento. Encerramos o cortejo depois fazendo uma ciranda ao redor de uma jangada. 




A tarde as 14:00h os integrantes da Brigada da Natureza se apresentaram no auditório do SESC de Iparana cantando e dançando músicas com temáticas ecológicas, para um público de 150 pessoas, onde em seguida Pesquisadores da AQUASIS, realizaram uma roda de conversa sobre os projetos e Estratégias de Conservação da instituição para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, como o Peixe-boi marinho, o Soldadinho-do-Araripe e o Periquito da Cara-Suja. 


Quem é a AQUASIS?



A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS, é uma
organização civil sem fins lucrativos fundada em abril de 1994, com sede no município de
Caucaia, estado do Ceará, cuja missão é “desenvolver ações e pesquisas para
preservação da biodiversidade e o uso responsável dos recursos naturais no
nordeste do Brasil, estimulando mudanças de atitude para a construção de uma
sociedade sustentável”.
A AQUASIS desenvolve diversos projetos no Nordeste do Brasil com espécies-bandeira
e em habitats críticos para a conservação da biodiversidade, realizando levantamentos de
áreas e espécies prioritárias, conduzindo processos de criação e manejo de Unidades de
Conservação, desenvolvendo atividades de campo para conservação in situ da biodiversidade,
e conduzindo campanhas de conscientização e envolvimento comunitário.
Além disso, através de convênio com o SESC/Ceará e a Federação do Comércio do
estado (Fecomércio), a instituição possui um Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos
(CRMM) nas instalações da Colônia Ecológica do SESC Iparana (Caucaia,CE). A principal meta
do CRMM é oferecer infra-estrutura adequada para o resgate e tratamento intensivo de
filhotes órfãos de peixe-boi marinho, o mamífero marinho mais ameaçado de extinção no
país. O Centro é equipado com duas piscinas, Laboratório, Sala de Necropsia, Biblioteca, Sala
do Acervo Osteológico, Salão de Visitantes, Alojamento e Administração, onde também
funciona a sede da AQUASIS.

Histórico da Brigada


O Projeto foi criado em novembro de 2001, visa a formação socioambiental de crianças e adolescentes da comunidade de Iparana, no município de Caucaia-Ce.
O projeto trabalha com 17 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com faixa etária de 12 a 15 anos. Esses meninos e meninas participam de atividades esportivas e ambientais utilizando espaços ao ar livre como sala de aula. As atividades desenvolvidas têm o intuito de valorizar a cultura e o ambiente local, realizando práticas sustentáveis, incentivando valores humanos, e desenvolvendo a percepção e o conhecimento crítico-construtivo em trono da sociedade e  da natureza. As principais linguagens populares desenvolvidas são o surf, a música e a percussão.
Além de preparar os jovens da região para uma vida mais sustentável, a Brigada da Natureza tem uma participação efetiva nos projetos de conservação da Aquasis, através de ações transdisciplinares.
Os jovens da Brigada da Natureza também repassam seus conhecimentos para o público em escolas, associações e eventos. Atualmente essa ação tem se inovado e as metodologias das apresentações têm se reinventado com a formação da banda Vozes da Mata, composta por integrantes do projeto Brigada da Natureza, que compõem e tocam músicas sobre a visão que eles detêm sobre o meio ambiente e espécies ameaçadas, e versam sobre os trabalhos de conservação efetuados pela parceria SESC/CE e Aquasis.